quinta-feira, 11 de julho de 2019

 Festa Junina

  Imagem: Google Imagens

         A festa tem origem em países católicos da Europa e seria em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
        De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Naquela época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região  Nordeste as festas ganham uma grande expressão. 
         O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário